As leituras de hoje insistem em virtudes que andam esquecidas por ai – mansidão, humildade, modestia e gratuidade. Elas nos ensinam como é importante saber se colocar no seu devido lugar.

As vezes atrapalhamos a nossa vida porque estamos fora do nosso espaço e da nossa posição.  Você já se perguntou qual é a posição que você se encontra na vida?

Na primeira leitura encontramos alguns ensinamentos que nos ajudam a constituir a humildade na prática. Eu não posso ser humilde se tenho atitudes orgulhosas. O orgulho é a aquela postura de ser onipotente, por si só da conta, sem ajuda de ninguém. É a aquela postura de estar acima de tudo e todos. Sou um Deus.

Precisamos trabalhar e conviver com mansidão – Mansidão é ter a capacidade de escolher o jeito de Deus agir, sem violência. É um fruto do Espirito Santo. Jesus era manso. Ele não respondia insulto com insulto, nem procurava ameaçar ou se vingar das pessoas que o faziam sofrer.

No evangelho de hoje Jesus nos ensina como é importante também ser humildade, ou seja, ser pequeno, como Deus se manifestou na humildade em Jesus Cristo. (Kenosis, é um esvaziamento de si) Fez isso não por interesse, mas para servir.

Santo Agostinho dizia em seu Sermão: Você pensa em ser grande? Comece a ser bem pequeno. Você pensa em edificar um edificio com maior altura? Comece colocando o fundamento da humildade. A humildade nos leva a reconhecer nossos limites, sua dependência de Deus comocriatura.

Ainda no evangelho Jesus ressalta sobre a generosidade que consiste em dar sem esperar retribuição, ou seja, a pessoa se experimenta realizada em poder dar algo ou servir ao próximo. Quantas pessoas sofrem com vazio interior? Parece que falta algo? Talvez porque não fizeram a experiência da generosidade.

Peçamos a Jesus que no ensine a sermos mansos, humildades de coração. Que a sua generosidade brote em nossas atitudes.  Que a nossa coragem possa crescer cada vez maispara viver a humildade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *