Eis que começa o tempo da Quaresma. Tempo que somos convidados pelo Senhor a trilhar um caminho de conversão, a mudanças de atitudes e assim nos prepararmos para a Páscoa do Senhor.

A primeira proposta da Palavra, no inicio desta caminhada espiritual é sermos agradecidos a Deus. A primeira leitura descreve uma prática religiosa no dia da colheita, o judeu daria os primeiros frutos em oferenda a Deus.

Este gesto nos livra da tentação e de  considerar-se onipotente, que pode tudo. Livra-nos da tentação da arrogância, do orgulho, porque se reconhece que tudo vem de Deus. Tudo é do Pai.

No evangelho deste primeiro domingo da quaresma nos deparamos com a realidade humana de Jesus – Ele vai ao deserto cheio e guiado pelo Espirito Santo. É no deserto que Jesus fará o seu discernimento de quem realmente é, para que Ele veio a esse mundo e qual seria a sua missão.

Jesus é o novo Adão. Ele é tentado como todo homem na carne, nos olhos e na soberba da vida, mas sua fidelidade ao Pai se mantém preservada. Ele ficou sem comer durante os 40 dias e, sendo reconhecido como Filho de Deus, foi tentado pelo diabo a usar Seus poderes divinos para seu benefício próprio.

A primeira tentação foi transformar as pedras em pães para saciar sua fome. Mas Ele responde com as Palavras da Sagrada Escritura, sustento da fé. Ele se recusa a ser o Messias da abundância.

A segunda tentação é um esforço de fazer Jesus adorar outra pessoa que não seja Deus. A  terceira tentação como o ápice de todas. O diabo tenta fazer Jesus se desviar do caminho de obediência ao Pai. Jesus se recusa a ser o Messias da vaidade.

Jesus nos ensina que é possível vencer as tentações – Ele faz uma opção por tudo aquilo que  Deus no ensina – a não ser autosuficiente, ganancioso, orgulhoso. Que é necessário ter uma vida de oração; ser cheio do Espírito Santo de Deus – Estar unido a Deus – Segundo é ter instrução e entendimento das coisas de Deus e da vida.  Terceiro é crer no poder de vencer a tentação com a graça a Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *