Neste sexto domingo lemos o evangelho das Bem Aventuranças, uma mensagem que constitui o ideal da vida Cristã. Aprendemos também que para ser feliz, não basta a nossa própria força. É preciso confiar em Deus.

Quem confia em Deus é capaz de superar as desilusões e frustrações da vida. Deus nos ensina a lidar com o imperfeito. Assim vamos aprendendo a ter paciência conosco e com quem está a nossa volta. Estamos a caminho da santidade. As situações vão santificando nossas vidas.

A maior prova que Deus nos deu, foi quando ressuscitou Jesus pela força do seu amor. Se Cristo Ressuscitou, todos que são de Cristo ressuscitarão.

O Profeta Jeremias diz na primeira leitura de hoje: Bendito o homem que confia no Senhor. Abençoado e pleno são aqueles que acreditam na ação de Deus. Deus move o mundo no silêncio e vai providenciando tudo para aqueles que se abrem ao seu mistério.

No Evangelho podemos perceber o movimento de Jesus. Ele estava na montanha e desce para um lugar plano. Ali estavam os discípulos e uma multidão. Tinha de tudo, dentre eles os curiosos, que estavam  para ver o que Jesus iria fazer ou falar.

Levantando os olhos para os discípulos, Jesus começa a ensinar a maneira de como alcançar a felicidade, ou melhor, a santidade pois esse é o desejo de Deus. Jesus apresenta um programa de Santidade que precisamos percorrer.

Viver na simplicidade,  essa é a dinâmica daquele que tornou-se pobre.   Aqueles que buscam um sentido para vida, marcados por uma fome e sede de Justiça, Aqueles que choram que são capazes de serem empáticos, de  se colocar no lugar do outro.

O Evangelho Mateus usa a expressão Ai para chamar a atenção da comunidade que muitas vezes não viviam os valores do Reino dos céus.  O Cristão não encontra felicidade em coisas, mas nas relações que se estabelece nessa vida.

Peçamos a Jesus que nos dê uma força interior para tornar-nos bem aventurados. Pessoas amadas e plenas.  Pessoas que possam testemunhar os valores do seu reino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *