A Profecia de Sofonias nos incentiva a iniciar uma nova história:  “Alegra-te de todo o coração, cidade de Jerusalém, não tenhas medo, Sião. O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, como poderoso Salvador”.

O profeta faz um apelo: que o povo permita Deus edificar  suas vidas.  Assim como cada cristão, hoje, deve edificar sua vida no fundamento que é Jesus Cristo.

São Paulo na segunda leitura diz a comunidade dos Filipenses algumas recomendações  importantes para vida Cristã: a primeira coisa: alegrai-vos sempre no Senhor.

A segunda recomendação é que a nossa bondade seja conhecida pelos homens.  Aqui vale lembrar que não apenas no Natal, mas durante o ano inteiro.

A terceira recomendação é para aqueles que perderam a esperança. O Senhor está próximo. A quarta recomendação: não vos inquieteis com nada e apresentai as vossas necessidades a Deus.

Por ultimo ele fala de dar ação de graças. Quem vive desta maneira,   a paz de Deus permanece e ultrapassa todo entendimento.

No Evangelho (Lc 3, 10-18) vemos quais são as ações necessárias para uma vida sadia: amor, partilha, justiça etc. Devemos dar respostas concretas aos males que nos afligem.

Concluindo esta reflexão, afirmo que a Igreja chama este 3º domingo do advento de domingo do “Alegrai-vos”. Esta alegria nos vem porque o Senhor está próximo, portanto nos alegramos em um fundamento sólido e não em coisas passageiras. Vejamos:  Na anunciação “Alegra-te cheia de graça…” (Lc 1,28); Quando da visita de Maria a Isabel: João Batista salta no ventre ante a proximidade do Messias (Lc 1, 39ss); O anjo aos pastores: “Não temais, trago-vos uma boa nova, uma grande alegria para todo o povo, pois nasceu-vos hoje um salvador” (Lc 2, 10-11);

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *