A liturgia deste domingo nos coloca diante de duas opções: Deus e as outras saídas que vamos colocando para lidar com os nossos desafios e dores. Escolher é uma tarefa árdua, porém libertadora.

Infelizmente seguimos e buscamos Jesus para apenas solução dos nossos problemas. Gostamos de ouvir palavras de conforto e de amor. Porém quando Ele fala de maneira firme e objetiva achamos que ele está sendo duro.

Nessa hora a nossa relação com Deus tornar-se mesquinha. Queremos um Deus que permite ter uma esposa e uma amante; um Deus que nos livra do mal, mas que eu continue sendo o mesmo sempre, com as minhas maldades cotidianas.

Deus está interessado naquele que se coloca a lutar contra seus pecados e maldades. O Cristão é um lutador, que trabalha diariamente para tornar-se melhor, para tornar-se bom e para ser amor.

A nossa opção a Deus deverá ser radical. Devemos estar com ele para o que der e vier. Jesus é radical mesmo. Ele não força ninguém, mas também não dá moleza. É impossível ficar em cima do muro com Jesus, com um coração dividido.

A medida que Jesus ia explicando, as pessoas iam recuando por medo de assumir um compromisso de fé. Jesus percebe que os discípulos estão assustados e confusos. Nessa hora ele também questiona os discípulos vocês também querem ir?

Pedro está perdido, sem entender. Mas mesmo assim toma uma decisão que revela sua confiança e suplica. Ele assume o papel de porta voz dos discípulos. A quem iremos Senhor, só tu tens Palavras de vida eterna.

Na primeira Leitura de hoje Josué está a frente do povo, e ele foi percebendo a  maneira que o Povo de Deus foi se instalando na Terra Prometida. O Povo de Deus foi adaptando-se ao modo de vida pagã, trocando o Deus da aliança pelos deuses da produtividade e da fertilidade.

Josué sentiu a necessidade de acordar o povo do sonho da grandeza para voltar para um caminho de vida e liberdade. O povo precisava fazer uma escolha radical: Escolham hoje a quem vocês querem servir?

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *