Jesus insiste sobre permanencer no seu amor e guardar o seu mandamento que é o amor fraterno. Este amor faz circular vida, alegria e paz não apenas em nós como nos outros.
Na primeira leitura temos a história de Cornélio, um oficial do exercito romano que faz um convite a Pedro para ir a sua casa. Cornélio era aquele homem que busca algo mais na vida, sentia diminuido e acaba se prostrando diante de Pedro, aquele que tinha convivido com Jesus.
Pedro não se aproveita da situação, mas motiva Cornélio a sair desse lugar que ele estava, prostrado. Pedro também passa por uma conversão profunda, sendo judeu, como ele comeria na casa de alguém que não era. Isso era considerado tornar-se impuro. Mas Deus foi mostrando para ele que as pessoas são diferentes. Pedro exclama para Cornélio: Deus não faz distinção entre as pessoas. A condição para Deus aceitar alguém é temer e praticar a justiça;
A leitura revela o amor fraterno de Pedro por um desconhecido. Sem falar que o Espirito Santo desce sobre ele quando entrou e motivou Cornélio. O fim da leitura é significativa, porque todos desejam que Pedro permenecem com eles, porque a presença de Pedro iluminava e motivava.
Na segunda leitura, São João nos exorta para amarmos uns aos outros e quem não ama, não conhece a Deus. Esses dois pontos da leitura são os nossos desafios diários na vida cristã. Amar não é uma tarefa fácil, porque exige de nós sacrificios e renuncias. Quem deseja conhecer a Deus sem amar aos outros verá que é impossivel.
No evangelho Jesus nos relata sobre experiência de amor com seu Pai. Esse amor que ele viveu produziu bons frutos, vida e ressurreição. Jesus fala do amor do Pai, não das suas raivas, ressentimentos, rancores.
Jesus insiste com os discipulos para guardar o seu mandamento – amai-vos uns ao outros como eu vos amei. Ao usar a expressão eu vos chamo de amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi do meu pai, Jesus espera que possamos tornar-nos verdadeiros amigos deles. Amigos são aqueles que se compreendem, que se aceitam, que se ajudam, que se amam, que se divertem e que trabalham.
Existe um grande desafio para tornar-se amigo de alguem, porque isso requer de nós carinho, compreensão, comprometimento e respeito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.