Neste tempo que estamos em êxodo, rumo à terra prometida. Deus tem algo para nós dizer, na verdade para nós questionar: Como anda a nossa fidelidade a Deus? Ou somos apenas quando nos convém?

A primeira leitura de hoje destaca a infidelidade do Povo e das lideranças de Israel ao Projeto de Deus. Foram largando as coisas, se envolvendo com outras coisas, desviando a atenção.

Resultado disso tudo: Eles começaram a desprezar os profetas, profanação do templo, deportação  para Babilonia.

Por outro lado a leitura fala tambem da fidelidade de Deus ao povo, mesmo recebendo desprezo.

O salmo expressa uma súplica coletiva. Nós sentamos e choramos – Eles clamam a Deus em uma situação dificil. O salmo lembra a triste situação do povo na Babilônia.

Na segunda leitura São Paulo apresenta o centro do Projeto de Deus – que todos conheçam a Jesus, a nova aliança. Ele lembra também que a comunidade é lugar da realização desse projeto.

Outro ponto marcante: São Paulo nos convida a ter uma vida de ressuscitados. Paulo lembra isso a sua comunidade: A ressurreição não é só após a morte, mas também para o tempo presente.

No evangelho Jesus nos lembra que somos amados por Deus e que a salvação é dada por Deus, porém a humanidade precisa aceitar, ou seja, ter fé.

Ele nos convida a ter uma tomada de posição, de escolhas e que essas sejam claras.  Muitas vezes respondemos a Deus com descrença.

Que tal durante esse tempo de Exôdo que estamos passando, procurar responder com a Deus com mais fé, com mais confiança.  Não esqueçam: Cristo está conosco rumo a terra Prometida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *