Oração: Cale-se em mim tudo o que me faz desconfiar da tua presença em minha vida, Senhor. Nas dificuldades, que eu sinta que Tu estás ao meu lado e caminhas comigo. Vem, Senhor Jesus, e acalma o mar das minhas ansiedades!

O evangelho apresenta dois perigos que todo ser humano pode envolver-se. O primeiro é ter uma imagem negativa e distorcida de Deus. O segundo consiste em viver de um perfeccionismo absurdo que gera sofrimento para si para os outros.

Qual é a imagem que tenho de Deus? Quem lê de qualquer jeito a palavra encontra uma imagem de Deus que cobra, duro e que dá medo. O medo paralisa qualquer um, ficamos sem ação nenhuma, foi o que aconteceu com o homem que guardou o talento que recebeu de Deus.

Jesus deseja que cada um possa quebrar essa imagem de Deus que nos paralisa e que possamos crer num Deus misericordioso, terno e amoroso, pois esse nos move a dar frutos e multiplicar os dons que recebemos. Deixar Deus ser Deus em nossas vidas.

Sobre o Perigo do Perfeccionismo: As pessoas perfeccionistas acreditam que serão apenas amadas por Deus e por outros se forem perfeitas no fazem, seu objetivo de vida: viver uma vida perfeita para ter amor. Essas tiram e excluem das relações a vivência da gratuidade, da compaixão e do amor.  O perfeccionista está à beira de ser orgulhoso, arrogante e prepotente.

Os talentos dos evangelhos são os dons que recebemos de Deus durante a nossa vida. Esses não são para serem comercializados, não são apenas para serem usufruídos, mas edificados, agregando algo mais. Infelizmente tem gente que só usufruir e não agrega nada.

O que estamos fazendo com os talentos que recebi? Tenho enterrado? Por medo, por preguiça e entre outras coisas. Caso você se encontre nessa situação, ainda dá tempo de desterrar e fazer algo com seus talentos. Acredite, Deus está contigo e deseja ver você bem e feliz. Não durma como os outros, mas sejam vigilantes e sóbrios como diz São Paulo na segunda leitura.

Pe Bennelson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *