Apresentação Pastoral Familiar capela São José Marello

“A família é chamada a compartilhar a oração diária, a leitura da Palavra de Deus e a comunhão eucarística, para fazer crescer o amor e tornar-se cada vez mais um templo onde habita o Espírito”. (Amoris Laettia -numeral 29, capítulo 1)

A pastoral familiar acontece na igreja e com a igreja, de forma organizada e planejada por agentes específicos e atuantes. Tendo como objetivo apoiar a família na realidade em que se encontra. Ela abrange todas as famílias com o propósito de resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.

Sua origem deu se no Concilio Vaticano II, a proposta de João Paulo II, era de uma igreja inspirada e que não medisse força na evangelização das famílias.

Para uma melhor execução dos trabalhos, ela se divide em 3 setores:

Setor Pré-Matrimonial – colaborar com a catequese e jovens, evangelizar namorados e noivos e manter um dialogo aberto com o Padre, ajudando onde se faz necessário;

Setor Pós-Matrimonial: ajudar e formar os recém casados, engajar novos casais nas atividades paroquiais;

Setor casos especiais: casais de segunda união e seus filhos, viúvos, pais solteiros e outras realidades, acompanhando e acolhendo com toda a comunidade.

É uma pastoral onde incluímos não só o casal, mas também filhos, parentes, a comunidade e a sociedade, por isso devermos trabalhar com outras pastorais, porque tudo parte da família e ao mesmo tempo se dirige a família. Nela todas as pessoas, pastorais, movimentos e serviços tem uma contribuição a dar e a receber.

A Pastoral familiar surge como uma resposta da igreja em favor da família, que agredida se desestrutura e tem dificuldade de existir e formar cidadões.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *