A liturgia é fundamental na Igreja, dela podemos extrair graças que o Senhor têm reservado à nós, pois nela está ação de Cristo, portanto a Igreja vive e celebra sua liturgia.

Mas qual o significado da Palavra Liturgia ?

Na tradição cristã, quer dizer que o povo de Deus toma parte na «obra de Deus» (4). Pela liturgia, Cristo, nosso Redentor e Sumo-Sacerdote, continua na sua Igreja, com ela e por ela, a obra da nossa redenção. (Cat. §1069)

 A Liturgia é fonte de vida e expressão celebrativa da comunidade eclesial. Nela, homens e mulheres chegam ao mais alto patamar da comunhão com Deus, quando a criatura amada e redimida por seu Senhor, dilata seu coração numa perene ação de graças, que se torna, por sua vez, bendita escola de gratuidade. Por outro lado, os leigos encontram fundamento para sua espiritualidade no Evangelho vivido por tantos cristãos leigos ao longo da história da Igreja. (Conf.Doc.43 CNBB)

Nenhuma atividade pastoral pode realizar-se sem referência à liturgia. Qualquer celebração tem sentido evangelizador e catequético. Toda ação pastoral terá como ponto de referência a liturgia, na qual se celebra a memória e se proclama a atualidade do projeto de Jesus Cristo. (Conf. Doc. 38 —CNBB)

A celebração litúrgica, como a obra de Cristo Sacerdote, e da Igreja que é seu Corpo, é uma ação sagrada por excelência. Sua eficácia não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja. (Conf. SC 7)

Organização litúrgica.
Para que haja um adequado funcionamento das atividades propostas, é necessário organização.  É de suma importância que a celebração funcione bem, para isso a participação, cooperação e responsabilidade de todos envolvidos é imprescindível. Em nossa comunidade, nossas reuniões ocorrem mensalmente com um grupo maior, existindo escalas dos membros participantes e cooperadores de forma direta ou indireta interagindo com a equipe litúrgica, que planeja com muito carinho, zelo e dedicação esses momentos celebrativos. Nessa organização contamos com nossos padres.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *