Formar a comunidade é a oportunidade de se poder celebrar melhor e dar mais consciência aos que celebram, entender o Mistério vivido ali. No mês de junho, tivemos a formação para todas as equipes de liturgia, música e ministros da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e Comunidade São José Marello. Contamos com a ajuda e presença de Martinho Wagner, do Santuário Santa Edwiges em São Paulo. Martinho trabalhou o sentido de entender bem o que se celebra para poder celebrar melhor. A formação foi no âmbito litúrgico, pastoral e musical. Cada um celebre com dignidade e seja feito com zelo porque o que se vive na liturgia é o Mistério do Senhor que se dá a partir da Sua

Encarnação, Morte e Ressurreição. A comunidade celebra por motivos e devoções diversas, mas todas devem ser experimentadas a partir do Senhor Jesus que se dá para nós no alimento da fração do pão.

Vimos as partes da missa e nesse sentido, o que cada pessoa pode fazer de melhor para que o momento celebrativo se torne atual e atualizante (tornar atual o que Jesus fez). Liturgia da Palavra e Liturgia Eucarística só fazem sentido quando estamos reunidos para viver o Cristo. Por Ele, com Ele e Nele tudo se torna ápice e cume; só tem princípio e fim quando celebramos para mostrar o Cristo e não a nós. Por isso, as liturgias sejam bem preparadas e organizadas; não sejam feitas de qualquer jeito; não se toque qualquer canto; não se vista qualquer roupa. Todo sentido litúrgico se dá quando olhamos para o Senhor. Ao preparar os cantos conforme a liturgia e o tempo litúrgico, quando se canta bem, quando se veste de modo digno para se celebrar, quando se ornamenta a Igreja; o sentido é para vislumbrar o belo que é Deus.

Agradecemos a atenção e o trabalho realizado por Martinho em nossa comunidade bem como a participação expressiva das várias equipes da nossa Paróquia e Comunidade (Músicos, Liturgia, Ministros). Que possamos celebrar melhor e dar mais sentido àquilo que celebramos para mostrar o rosto amável e misericordioso de Jesus Cristo.

Padre Jose Antonio Ferreira, osj
Animador Vocacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *