Você está aqui
Home > Palavra do Padre > O Triunfo da vida

O Triunfo da vida

As leituras falam e expressam que a vida sobressai sobre a morte. Mesmo diante da opressão promovida por homens maus, a ressurreição surge como sinal do Deus da vida.

Jesus confirma que Deus é o Deus da vida e nos convida a manter firmes na esperança, caridade, defendendo e promovendo a vida.

A leitura de Macabeus narra opressão do período greco-helenista e a resistência de uma mãe e sete irmãos que não cedem a tortura dos opressores. Mas alguém poderia perguntar: mas o quetinha apenas comer carne de porco?

A questão não era comer carne de porco, mas o que significava – o povo poderia perder a união, a identidade, suas tradições, cultura e também religião.

São Paulo na segunda leitura exorta a sua comunidade para rezar para que sejamos livres dos homens maus e perversos, pois nem todos tem fé. Quem não tem fé parece que não tem nada a perder. O nada predomina. A vida perde o valor e seu sentido.

No evangelho temos a passagem dos saduceus que tentam convencer Jesus da impossibilidade da ressurreição.  Na verdade eles queriam saber se Jesus estaria do lado deles ou não.

Jesus explica que na ressurreição não remotaremos a vida do presente – será outra dinâmica, e que a importância é tornar-se plenamente um filho e filha de Deus. No mundo futuro o nosso amor irá além dos limites da família nuclear para abraçar a todos.

Quem acredita na ressurreição não pode deixar-se paralisar pelo medo (muitas vezes é o medo que limita a nossa existência e nos impede de defender os valores em que acreditamos)… Pode comprometer-se na luta pela justiça e pela verdade, na certeza de que as forças da morte não o podem vencer ou destruir. É essa certeza que animou o testemunho de tantos mártires de ontem e de hoje… É essa certeza que anima a minha luta e que dá força ao meu compromisso?

 

Publicar comentário

Artigos Similares

Deixe uma resposta

Topo