Você está aqui
Home > Banner > “Esta é a nossa missão: fazer conhecer, fazer amar, fazer cumprir a doutrina de Jesus Cristo”. São José Marello

“Esta é a nossa missão: fazer conhecer, fazer amar, fazer cumprir a doutrina de Jesus Cristo”. São José Marello

1 ORA, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. 3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. 4 Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. 5 E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã. 6 E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra. 7 E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera. 8 E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.

Gênesis 12, 1-9

 

OBJETIVOS DA Gincana Catequética 2019

 

  • Fortalecer a partilha, a unidade, o diálogo e o trabalho em equipe;
  • Provocar e incentivar a criatividade;
  • Desenvolver a dimensão missionária do adolescente;
  • Despertar lideranças;
  • Aprofundar conhecimentos bíblicos, culturais e cristãos em geral;
  • Desenvolver o senso artístico e cultural;
  • Desenvolver o senso de responsabilidade, organização e compromisso;
  • Incentivar o espírito de partilha, solidariedade e caridade;

 

 Dia da Gincana Catequética

25 de maio de 2019  – 14h até 19h

Local: Comunidade São José Marello

 

 ORIENTAÇÕES PRÁTICAS

 

  1. Todas as pessoas da equipe devem ter conhecimento e clareza do regulamento da GINCANA CATEQUÉTICA;
  2. Envolvimento total dos integrantes da equipe. Cada ação deve ser feita e assumida em conjunto, bem como todos devem opinar e decidir juntos. CONFIAMOS EM VOCÊS!
  3. Será anulada qualquer ação, percebida pela comissão julgadora, que seja executada individualmente ou de maneira incorreta. Por isso todos devem ter conhecimento do regulamento.
  4. Antes da execução das tarefas a equipe como um todo, deve fazer os seguintes questionamentos:
  • O que vamos fazer?
  • Como vamos fazer?
  • Qual a seqüência das atividades a serem executadas?
  • Quem fará o quê?
  1. Nenhuma equipe pode prejudicar a outra, seja com críticas, espírito competitivo ou de desprezo.
  2. A GINCANA CATEQUÉTICA de maneira alguma poderá prejudicar o bom aproveitamento das crianças e adolescentes nas suas demais ocupações e estudos. ESSES DEVEM ESTAR EM PRIMEIRO LUGAR!
  3. A qualquer dificuldade ou dúvida encontrada, esta deverá ser esclarecida juntamente a equipe julgadora.
  4. A equipe deve zelar pelo cumprimento das atividades e entrega dos relatórios nos prazos previstos. A entrega de atividades fora da data determinada será avaliada pela equipe julgadora, e a equipe poderá ser punida com a recusa do recebimento da atividade ou desconto de pontos. Para algumas atividades não será tolerado qualquer atraso.
  5. Na equipe todos devem ter uma função. Ex.: secretario/a, animador/a de tarefa, espiritualizador, responsável pelos relatórios, memória de equipe.
  6. Os líderes devem ser os primeiros a motivar a equipe para a realização das tarefas.
  7. Tudo deve ser feito para a glória de Deus.
  8. Outras questões, dúvidas ou dificuldades, que por ventura venham a surgir, e que não foram expressas nessas orientações gerais, serão esclarecidas pela Equipe Julgadora.

 

PROPOSTA DA SEQÜÊNCIA PARA REALIZAÇÃO DAS TAREFAS…

 

  • Reunião para organização da equipe:
  • conhecer e estudar o regulamento
  • divisão das tarefas
  • bate-papo com “tempestade de idéias”
  • criar nome, lema, grito de paz, standart e mascote da equipe

 

  • Atividades com realização paralela:
  • campanha da moeda
  • campanha do material reciclável
  • campanha da latinha

 

  • Questionário Bíblico e de conhecimentos gerais.
  • Dia da Gincana Catequética

 

TUDO ISSO SÃO  APENAS PROPOSTAS, CADA EQUIPE DEVE BUSCAR SUA MELHOR ARTICULAÇÃO.

 

 Sai da tua terra e vai, contigo estarei.

VAMOS ÀS ATIVIDADES:

 

Nº 1 – NOME, MASCOTE, LEMA, GRITO DE PAZ, STANDART

 

PONTUAÇÃO: 100 pontos por cada item

DESENVOLVIMENTO:      Cada equipe deve zelar pela criatividade e pela mensagem cristã e criar cada item.

  • LEMA: não pode ser muito extenso, porém deve ter uma ótima mensagem cristã. É o rosto e identidade da equipe.
  • GRITO DE PAZ: com mensagem, bem ritmado, não pode ser muito longo. Pode-se usar coreografias, instrumentos musicais, acessórios, figurinos, etc.
  • STANDART: pode ser uma bandeira, tem que ter uma haste para sustentá-lo. Se possível, um suporte para mantê-lo em pé. A equipe jamais poderá abandonar o mesmo. Sempre deve portá-lo com ela em todas as atividades, de modo que durante a gincana ele passe pela responsabilidade de todos da equipe. Ele deve ter ligação com o nome da equipe, o lema e o grito de paz. Deve ser bem criativo.
  • NOME DA EQUIPE: Deve ter um sentido cristão, ser criativo e com idéias retiradas do Evangelho referente à equipe.
  • MASCOTE: Deve estar relacionado com o nome e o lema da equipe. Ser criativo e estar presente em todos os momentos.

 

Nº 2 – CAMPANHA DO MATERIAL RECICLÁVEL

PONTUAÇÃO: 60 latinhas = 100 pontos / 50 garrafas plásticas = 50 pontos

 

ENTREGA: SERÁ MARCADO O DIA

DESENVOLVIMENTO:      Todos da equipe devem colaborar e ter consciência de que além de estarmos trabalhando pelo grupo, também estamos colaborando com a reciclagem de materiais descartáveis e consequentemente cuidando do meio ambiente.      Cada equipe deve encontrar um local (entre os integrantes) onde possa ser o depósito dos materiais, pois a entrega só poderá ser total e não parcial.

As latas deverão estar amassadas, é viável que a equipe faça malotes (sacolas) com um número X de latas e garrafas. Ex.: só com 60 latas/garrafas, só com 10, etc. Isso facilitará a contagem.

OBS: TODO DINHEIRO ARRECADO SERÁ PARA AJUDAR NA PREMIAÇÃO DA GINCANA

 

Nº 3 – CAMPANHA DA MOEDA

PONTUAÇÃO: 0,05 = 1 ponto

0,10 = 2 pontos

0,25 = 5 pontos

0,50 = 10 pontos

1,00 = 20 pontos

ENTREGA: SERÁ MARCADO O DIA  

DESENVOLVIMENTO:     

O objetivo dessa campanha é arrecadar fundos para o custeio de gastos com o acampamento e aquisição de materiais para o uso da Catequese. Cada equipe deve buscar as melhores maneiras de arrecadação. A entrega do dinheiro deverá ser total e não parcial, e somente no dia estipulado. Os líderes da equipe devem saber a contabilidade geral da equipe. Não poderá ficar somente uma pessoa da equipe responsável pelo dinheiro, ao menos 2 pessoas e os líderes.

 

Nº 4 – QUESTIONÁRIO DE CONHECIMENTOS GERAIS

PONTUAÇÃO MÁXIMA: 500 pontos

DATA DA ENTREGA: 20 de MAIO de 2019, na SECRETARIA PAROQUIAL OU DA CAPELA SÃO JOSE MARELLO

DESENVOLVIMENTO:      A equipe deverá fazer um estudo pesquisa e responder criativamente, corretamente e de forma completa cada questão. O questionário deverá ser respondido em conjunto, em forma de estudo, pois todos os integrantes deverão saber o conteúdo de cada resposta (pelo menos o básico), porque poderá haver perguntas esporádicas feitas pela comissão julgadora a qualquer momento, qualquer horário, em qualquer lugar. Cada resposta correta valerá 10 pontos. O melhor trabalho (+ criativo) terá pontos extras. Ex.: melhores respostas, melhor digitação ou datilografia, desenhos, fotos, gráficos, encadernações, etc.

 

Nº5 – DIA  DA  GINCANA

PONTUAÇÃO: 300 pontos (presença total da equipe no horário determinado)

DATA: a definir

OBS.: Valerá a presença total da equipe, no horário pré-determinado. Contará acriatividade, a integração, o entusiasmo, o grito de paz, o lema, o mascote, o standart, a participação. Todos esses critérios serão avaliados pela comissão julgadora.

CADA ATIVIDADE  VALERÁ 50 PONTOS

 

DESENVOLVIMENTO:

COLHER DE CHÁ – o questionário vai estar a mil por hora, venham afiados! Durante a tarde, esporadicamente, a comissão julgadora vai pedir que as equipes apresentem alguns objetos, não sabemos o quê. Pode ser um chinelo, um elefante, uma escova de dentes, uma vassoura, etc. SUGESTÃO: criem o saco de bugiganga da sua equipe, no qual vai tudo quanto é tranqueira – Pontuação: 50 pontos.

         Cada equipe deve combinar e planejar qual será o lanche da tarde, o lanche será partilhado.

Durante a Gingana serão apresentados os MASCOTES de equipe. Prepare o da sua equipe. Cada mascote deve ser criativo e a equipe deve entregar no início do encontro um texto que explique o porquê do mascote, o que ele tem haver com a equipe e qual a mensagem que transmite.

A equipe poderá levar uma torcida organizada formada por pais ou familiares, isso contará pontos.

 

N°6  –  APRESENTAÇÃO CULTURAL – PONTUAÇÃO MÁXIMA: 1000

            

DESENVOLVIMENTO: Cada equipe representará um Continente (os continentes serão sorteados pela equipe julgadora na presença dos líderes de equipes).

 

ATIVIDADES e PONTUAÇOES:

 

  • Presença total da equipe = 100 pontos
  • Trajes típicos: a equipe ou no mínimo metade dela deverá vir usando trajes próprios das pessoas daquele continente ou de um país daquele continente. A comissão julgadora também poderá fazer algumas perguntas sobre o traje. Geralmente o pessoal da equipe julgadora tem muitas dúvidas. = 150 pontos (Max.)
  • Apresentação Artística: A equipe deverá fazer uma apresentação correspondente do continente que ela está representando. A apresentação poderá ser por meio de música cantada e tocada, dança ou teatro. Tempo máximo 03 minutos. = 300 pontos (Max.)
  • Apresentação geral do continente: Localização, Países, Línguas, Habitantes e moeda utilizada. Tudo com muita criatividade. Tempo máximo, 6 minutos = 100 pontos (máx).
  • 1 notícia Atual relacionada ao continente: Tempo máximo, 6 minutos. = 100 pontos (máx)
  • Prato típico: A equipe deverá preparar e trazer um prato típico daquele continente para a partilha e confraternização final. = 150 pontos (máx)

 

A equipe deve procurar a melhor forma de trabalho, as pesquisas devem ser feitas e conhecidas por todos, pois, a equipe julgadora poderá fazer algumas perguntas sobre o continente que a equipe representa para qualquer integrante. Tudo contará ponto. Muita criatividade, entusiasmo e participação acima de tudo!

 

CONECTADOS EM CRISTO SEREMOS VENCEDORES !!!

 VAMOS LÁ GALERA!!!

O MAIOR PRÊMIO É SEU ESFORÇO…

 

“O mais importante não é vencer todos os dias, mas lutar todos os dias.”

 

PREMIAÇÃO FINAL

1º LUGAR

Um prêmio surpresa para a equipe

Prêmios individuais para os participantes

2º LUGAR

Prêmios individuais para os participantes

3º LUGAR

Prêmio para equipe

4º LUGAR

Prêmio surpresa para a equipe

5° LUGAR

Prêmio surpresa para a equipe

 “Não tenham medo, eu venci o mundo. Vocês, comigo, também vencerão.” Jesus Cristo.

Publicar comentário

Artigos Similares

Deixe uma resposta

Topo